.

.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O QUE É A IRMANDADE DE SANTA EDWIGES ?
É uma associação religiosa composta por pessoas que professam a fé Católica Apostólica Romana, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade ou condição social, sejam leigos ou religiosos, e que tem por finalidade incentivar, promover e ampliar o culto devocional à Santa Edwiges, sua figura, imagem, história e suas graças, promovendo festejos em sua homenagem no dia 16 de outubro de cada ano (dia dedicado pela Igreja  em sua honra) bem como nos dias 16 de cada mês, incrementando e incentivando as diversas formas de devoção de acordo com a inspiração do Espírito Santo e as orientações da Santa Igreja, em obediência a seus legítimos pastores e representantes.
A Irmandade visa reunir e agregar os devotos de Santa Edwiges de todo Brasil e outros países, que se manterão vinculados à Irmandade por meio de constantes correspondências, organizando onde estiverem, encontros de oração nos dias 16 de cada mês, também recebendo materiais de formação e divulgação, escritos e virtuais (internet) possibilitando assim que todos possam conhecer, imitar e difundir a vida e a devoção à Santa Edwiges e sua espiritualidade em qualquer lugar em que se encontrem.
Os membros da Irmandade, sem sair de suas respectivas famílias, comunidades e paróquias, buscarão motivar e promover campanhas e atividades caritativas que busquem auxiliar e/ou amenizar o sofrimento humano contribuindo em todas as frentes de trabalho que tenham por fim a CARIDADE e a promoção humana, ponto forte da vida de nossa padroeira Santa Edwiges, cujo coração inflamou-se de zelo pela Santa Igreja e amor pelos pobres e abandonados, de quem foi a grande protetora.
Os membros da irmandade buscam sempre a prática da justiça, do acolhimento e da caridade, buscando realizar as tarefas mais humildes e escondidas com espírito de penitência, resignação e amor, à exemplo de Santa Edwiges.
O sinal característico dos membros da Irmandade será sempre o espírito de caridade para com todos, seja nos gestos, palavras e atitudes. Externamente buscarão usar ao pescoço, a medalha de Santa Edwiges como sinal de sua vinculação à Irmandade e de sua devoção a Santa Edwiges.
Existem 2 tipos de caridade:
Caridade assistencial É a forma de ajuda mais tradicional e a mais fácil. Jesus a chamou de “obras de misericórdia”. Nesse contexto se colocam a distribuição de comida, de remédios, de roupas, de brinquedos e cestas básicas, as famosas filas de sopa… ”. A caridade assistencial se justifica quando é uma atividade ocasional, e não permanente. Cria dependência e leva à falta de iniciativa do favorecido.
Caridade promocional É uma forma de ajuda muito eficaz porque desafia o espírito criativo dos favorecidos. Essa ajuda vem em forma de favorecimento dos estudos, melhoria de saúde e higiene, aprendizagem de artes e ofícios, cursos de aperfeiçoamento, conhecimentos profissionais… Mas é uma caridade sólida. Forma cidadãos livres e criativos, pouco dependentes do bom ou do mau humor dos outros. Aqui está o papel de uma verdadeira Família, das diversas Escolas, e também das Paróquias e Comunidades. “Fazei o bem sem desfalecer” (Gal 6, 10).
(conf. Dom Aloísio Roque Oppermann scj,Arcebispo de Uberaba–MG)
É preciso fazer a opção por uma ou por outra. Não dá para ficar em cima do muro ou apenas pensando nos necessitados. Todo mundo sabe que na hora do julgamento o que vai contar mesmo é o “estive nu e me vestiste, estive com fome e me deste de comer, estive doente e me visitaste...” (Mt 25,35).
Não é isto que está escrito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário