.

.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

 O MILAGRE DA ESCADA DE SÃO JOSÉ
Na cidade de Santa Fé (EUA), encontramos na Capela Loretto uma prova da existência de São José e de seus milagres na vida cotidiana...
Trata-se da Escada Milagrosa, atribuída a São José Carpinteiro.
Na segunda metade do século XIX, foi construída uma capela em estilo gótico para servir às irmãs de Loretto, na cidade de Santa Fé. Em 1878, ano de sua conclusão, constatou-se que não havia nenhum acesso ao piso superior, onde deveria ficar localizado o coro da Igreja. Vários engenheiros, arquitetos e carpinteiros foram chamados para dar uma solução ao problema. Todos eram unânimes em afirmar que a única solução implicaria na mudança da estrutura interna da Capela, que seria difícil construir uma escada sem afetar o seu espaço que já era pequeno.
No entanto as irmãs não desistiram e resolveram fazer uma novena para São José – o santo padroeiro dos carpinteiros. No último dia da novena, apareceu um homem procurando por emprego com um burro e uma caixa de ferramentas. Ele aceitou a tarefa de fazer a escada, porém deveria ser as portas fechadas. Meses depois, a escada estava construída conforme desejo das Irmãs da Capela Loretto e o carpinteiro havia desaparecido sem receber seu pagamento, nem tampouco agradecimentos pela bela obra deixada, o homem desapareceu sem deixar vestígios.

Após procurarem o carpinteiro por toda a região até mesmo com anúncios no jornal local, não se encontrou quaisquer notícias ou informação sobre ele, muitos concluíram que se tratava de um milagre e as Irmãs então perceberam que o homem poderia ser São José, ou seja, a escada havia sido construída pelo próprio São José.
Ainda hoje, quem visita esta bela cidade histórica de Santa Fé, colonizada inicialmente pelos espanhóis, fica encantado com a Escada Milagrosa. Milhares de turistas e peregrinos acorrem à Capela Loretto, que hoje funciona como um museu aberto à visitação pública. A Capela também é usada para a realização de casamentos e solenidades especiais.
Este mistério de mais de 100 anos ainda intriga os turistas, a história de fato é incrível...
Outros pontos também reforçam o caráter misterioso da construção:
*A madeira utilizada na escada não é da região,mas vem da Judéia, e ninguém sabe como foram parar lá.
*Não foi utilizado prego na escada, apenas pinos de madeira.
*A escada tipo caracol não tem um apoio central (o que é impossível arquitetonicamente falando), na verdade ela não tem qualquer apoio! O que vem a ser um mistério até hoje como ela se mantém em pé. Engenheiros e arquitetos não conseguiram desvendar a física por trás desta obra. O design da escada é muito avançado e inovador para a época da construção.
*A escada tem 33 degraus(a idade de Cristo), o que reforça ainda mais o mistério da escada de São José.

“Portanto, chamam-se milagres aquelas coisas feitas por Deus fora da ordem de causas conhecidas por nós. (...) O milagre é uma obra difícil porque excede a natureza. Pela mesma razão se diz que é insólito porque acontece fora da ordem costumeira.” (Suma Teológica, I, q. 107, art 7).
 
 
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário