.

.

domingo, 18 de março de 2012

SALVE SÃO JOSÉ!
Depois de Nossa Senhora, o Santo mais privilegiado por Deus é São José. Era a ele que o Filho de Deus chamava de “pai” nesta terra.
São José, guarda fiel dos mistérios da salvação"
Quando a bondade divina escolhe alguém para uma graça singular, dá-lhe todos os carismas necessários, o que aumenta fortemente a sua beleza espiritual. Foi isso mesmo o que aconteceu em S. José, pai de nosso Senhor Jesus Cristo segundo a lei e verdadeiro esposo da Rainha do mundo e Soberana dos anjos.
O Pai eterno escolheu-o para ser o sustento e o fiel guardião dos seus principais tesouros, isto é, do seu Filho e da sua esposa; função que ele cumpriu com toda a fidelidade. Por isso, o Senhor lhe disse: "Servo bom e fiel, entra na alegria do teu senhor" (Mt 25,21).
Se comparares José a todo o resto da Igreja de Cristo, não vês que ele foi o homem particularmente escolhido, pelo qual Cristo entrou no mundo de uma maneira regular e honrosa? Se toda a Santa Igreja é devedora para com a Virgem Maria porque foi ela que lhe permitiu receber Cristo, após ela é a S. José que devemos um reconhecimento e um respeito sem igual.
A ordem dada a São José, de receber Maria como esposa. É o fim do Antigo Testamento e o começo do Novo. Ele é o patriarca, o grande pai.
A fuga para o Egito e a volta lembram a história de todo o povo de Israel - o Êxodo. Portanto, São José é o amigo do povo, dos pobres, dos pequeninos, dos perseguidos e dos sofredores.
Da Bíblia, recebeu ele o título maior que ela costuma dar a alguém: Justo. São José era um homem "justo". Tanto a Idade Média quanto os tempos modernos lembraram muito São José como modelo para o lar e, também, para o operário, o trabalhador.
A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido pelo céu para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós.
'COMO NA SANTÍSSIMA TRINDADE DO PAI , DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO AS TRÊS PESSOAS TÊM UM SÓ CORAÇÃO, ASSIM NA TRINDADE DE JESUS, MARIA, JOSÉ, OS TRÊS CORAÇÕES FORMAM UM SÓ CORAÇÃO” (São João Eudes)
"Procurava eu fazer a festa de São José com toda a solenidade que podia..." (Santa Teresa de Jesus)
Sendo o Pai adotivo de Jesus, São José é também Pai adotivo do Seu Corpo Místico que é a Igreja,
São José ama-nos, pois, como ama a Jesus.
São José é o Padroeiro da Igreja Católica (Universal) e nenhum problema nosso, portanto, pode lhe ser indiferente. Invoquemo-lo, pois, cheios de confiança.
Os homens ignoram os privilégios que o Senhor concedeu a São José, e quanto pode sua intercessão junto a Deus. Somente no dia do juízo os homens conhecerão sua eminente santidade, e chorando amargamente por não haverem conhecido e se aproveitado deste meio tão poderoso e eficaz para sua salvação e alcançar as graças de que necessitam.”
(Nossa Senhora à Irmã Maria de Agreda)


Nenhum comentário:

Postar um comentário