.

.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SÃO SEBASTIÃO O SANTO DA PAZ
Sinal de vitória para o Rio de Janeiro!
A cidade maravilhosa do Rio de Janeiro - Brazil, que será palco do mundo durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013 revela em suas raízes históricas que foi fundada à luz da fé debaixo da proteção do mártir São Sebastião, patrono da cidade, muito festejado pelos cariocas em 20 de janeiro.
Durante a trezena de preparação à festa do padroeiro, a imagem do glorioso mártir Romano foi levada em peregrinação pelo Arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, a diveros lugares da cidade tais como: O Cristo Redentor, Hospitais, Quarteis militares, rádios, jornais, Escolas de Samba. etc..
A devoção a São Sebastião no Brasil especialmente no Rio de Janeiro, foi trazida pelos portugueses, que no século 16 durante a Batalha das Canoas, travada na Baía de Guanabara, puderam ver a figura do santo no céu vestida de armadura de soldado, anunciando a vitória dos portugueses sobre os franceses calvinistas. Desde então Estácio de Sá, fundador da cidade, em agadecimento pela vitória alcançada, elegeu São Sebastião como  padroeiro e protetor da cidade junto de Deus.
A cidade do Rio de Janeiro, festeja seu padroeiro já fazendo uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013, durante os festejos foi lançado um CD com músicas religiosas do padroeiro, direcionadas aos jovens, cujo título é "São Sebastião acolhe a juventude!"
Já na manhã do dia 20 de janeiro acontece a "Corrida de São Sebastião" um torneio esportivo pelas ruas do Aterro do Flamengo, próximo ao monumento de São Sebastião (abaixo) e que se torna também local de evangelização onde as pessoas podem se inscrever nas Pastorais da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Sendo um jovem capitão Romano, martirizado por seu amor a Cristo e à Igreja, São Sebastião torna-se Modelo para toda a juventude e sinal importante na preparação para a JMJ do Rio de Janeiro.
É belo e consolador constatar que muito jovens tornam-se discípulos de Cristo e membros atuantes da igreja, atraídos pelo exemplo de São Sebastião, modelo de coragem, fé, bravura, fidelidade e fortaleza cristã. 
Na JMJ em 2013 perceberemos como São Sebastião acolhe a Juventude do mundo inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário